Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Diferenças entre Socialismo e Capitalismo

 Achei este texto curto, mas interessante sobre as diferenças entre socialismo e capitalismo. leiam pra na aula a gente debater e esclarecer as dúvidas.
O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro. Diante das genéricas definições sobre os sistemas apresentados, a seguir as principais distinções entre o capitalismo e o socialismo. 

- Estabelecimento do domínio total ou parcial de todos os meios de produção, independentemente do seguimento, tais como fazendas, indústrias, comércio, serviços desenvolvidos pela iniciativa privada no sistema capitalista. No regime socialista o controle é executado pelo estado. 

- O controle do mercado é desempenhado pela livre concorrência e a competição, isso no sistema capitalista. No sistema socialista o que ocorre é o monopólio por parte do estado. 

- Enorme volume de investimentos designados ao desenvolvimento dos setores produtivos é proveniente de capitais privados, no caso do sistema capitalista. No sistema socialista o direcionamento dos investimentos é proveniente de órgãos estatais. 

- Existência de sociedade dividida em classes, sendo uma composta por uma elite dona dos meios de produção e outra formada por trabalhadores, característica do sistema capitalista. No socialismo não há distinção entre classes, pois todos são donos dos meios de produção.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola





Nenhum comentário: