Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de março de 2010

Governo de Mauricio de Nassau

Sem dúvida um personagem de muito destaque durante o período da presença holandesa no Brasil. O Conde Maurício de Nassau chegou no Brasil, mais precisamente em Recife, região Nordeste do país, em 1637 -- quando a situação e ocupação militar já estava praticamente estabilizada, no que diz respeito ao domínio holandês frente as colônias portuguesas.

No entanto, Nassau não chegara só no território brasileiro, trouxe consigo uma equipe cultural, sim, composta, como já dissemos, por pintores, arquitetos, escritores, naturistas, médicos, astrólogos, etc. Suas intenções uniam conforto para sua estadia no país e também domínio da produção açucareira. Com a presença de Maurício, Recife sofreu uma verdadeira reformulação urbana, ele mandou construir jardins, lagos e um palácio para sua acomodação, localizado na ilha de Antônio Vaz. Em 1639 Nassau foi mais longe, acompanhou a construção de uma cidade inteira a seu gosto, denominada Cidade Maurícia, esta cidade ficava localizada ao lado de Recife, entre a foz do Capiberibe e Beberibe. 



Os artistas que acompanharam Nassau retratavam a América naturalista, preocupavam-se em registrar a natureza destacando os animais e as paisagens vegetais, demonstrando assim, toda opulência do Brasil holandês, estes registros tinham o caráter científico, pois estas ilustrações ficaram conhecidas em toda Europa. Frans Post e Albert Eckhout foram os principais pintores trazidos por Maurício ao Brasil, registraram o Nordeste brasileiro, revelando as riquezas dos trópicos, a produção do açúcar, a cidade Maurícia, todos os feitos de Nassau foram devidamente registrados por estes dominadores de imagens.sta cidade ficava localizada ao lado de Recife, entre a foz do Capiberibe e Beberibe. 



Para mais detalhes veja aqui http://104-11nb.blogspot.com/2009/04/importancia-de-mauricio-de-nassau-para.html

2 comentários:

Unknown disse...

A cidade que nassau acompanhou sua construção ainda se chama de Maurícia?
E quando Mauricio de Nassau morreu?

ESLI!!!

Professor Sérgio Tomé disse...

Meu bom aluno Esli e sua inteligentes perguntas. Maurício morre em Cleves na Alemanha em 1679. Lembrando que ele era alemão e não holandês. Quanto a cidade Maurícia, hoje ela faz parte do Bairro de Santo Antônio no Centro de Recife.

Continue assim, sempre curioso. Abç