Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de março de 2010

Origem da Suástica e o Partido Nazista


De cima pra baixo. Suástica Hindu, a direita suástica encontrada em objetos de milênios antes de Cristo.
Abaixo suástica encontrada num templo budista na Coréia e abaixo selos da civilização do vale do Indo de milênios antes de Cristo, ao lado a suástica nazista.



Não se sabe exatamente qual foi o povo que usou esse sinal pela primeira vez, mas é certo que ele tem origem muito antiga, de pelo menos 5 mil anos. A palavra em si vem do sânscrito svastika, que significa "condutora do bem-estar". Conhecida como símbolode boa sorte pela maioria das culturas, a suástica ornamentava as moedas da Mesopotâmia 3 mil anos antes de Cristo e também aparecia na arte de povos como os bizantinos e os primeiros cristãos. Os índios maias, da América Central, e os navajos, da América do Norte, também a retrataram - e ainda hoje ela continua a ser usada como símbolo de fortuna pelos hindus. Existem dois tipos de suástica: uma com os braços virados em sentido horário, outra voltada para o sentido oposto. Essa última, tida como noturna, seria usada em rituais de magia negra. A primeira - considerada umsímbolo solar e, portanto, diurno - é a da boa sorte.
Por que Hitler adotou a suástica?
Quando foi fundado o Partido Nacional-Socialista alemão, em 1920, a suástica solar foi adotada como seu emblema principal por sugestão do poeta Guido von List. Com o fim da Segunda Guerra, em 1945, o símbolo foi oficialmente aposentado, mas continua sendo usado por grupos neo-nazistas.
Adotada pelo Partido Nacional-Socialista de Hitler em 1920, a figura passou a integrar a bandeira nazista. “Como nacional-socialistas, vemos em nossa bandeira nosso programa. No vermelho, a idéia social do movimento; no branco, a idéia nacionalista, e na suástica, a missão de lutar pela vitória do homem ariano, e ao mesmo tempo pelo triunfo da idéia do trabalho produtivo, idéia que é e será sempre anti-semita”, escreveu Adolf Hitler no livro Minha Luta.
 Outra hipótese é a de que, baseando-se na teoria da invasão ariana da Índia, os nazistas entendiam que, os primeiros arianos daquele país, introduziram o símbolo da suástica, que foi encampado pelas tradições védicas e sendo, portanto, a suástica a simbolização dos invasores brancos. E ainda julgavam que o sistema de castas hindu, tinha sido um meio criado para se evitar a mistura racial, em tempos idos, naquela civilização.
Tirando o genocídio, tal comparação não deixa de ter um fundo de verdade, em relação ao hinduísmo. Pois a posição dos “intocáveis” pouco difere da dos judeus da época do nazismo de Hitler.

Nenhum comentário: